COMPARTILHE DIVULGUE APOIE

About Us

UMA REALIZAÇÃO de BANANA MUCAMA


O olhar do mundo sem barreiras culturais. Amor e cooperação na linguagem audiovisual.

Somos uma equipe que acredita na ação. O ser humano como fonte inesgotável de contar histórias.

E a imagem como apoio nessa tradução. BANANA MUCAMA tem o som e a cor do Brasil.
É uma associação de pessoas independentes conectadas com propósitos singulares, unidas na missão de fazer projetos com idéias transformadoras em nossa sociedade.


LUCIANA NABUCO

Jornalista, Tradutora e Escritora, Artista Plástica e agora Cineasta,acredita que o cinema está na ação e cooperação,com uma formação artística proteiforme, desde cedo acredita quea arte é uma imensa árvore filogenética onde as ramificações são as cadeias e realizações da nossa livre expressão. Estudou Direção Cinematográfica e Documentário na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Pesquisadora de Música Popular Brasileira e da História da Cultura Negra, recentemente como artista plástica expôs em Paris na Galerie Marassatrois o tema “Yabás”, as Orixás femininas, em abril de 2010.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

BRUNO DIEL - Câmera

Formado em comunicação visual pela PUC-Rio e direção cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Câmera, Fotógrafo e Desenhista de Storyboards, adota o vídeo digital a partir de 2005 como suporte preferido para dar visão a diversos projetos em audiovisual, entre eles Oficina de Câmera para Documentário aos alunos do Curso de Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Câmera e Fotografia em:

“Salve São Jorge” - DOCTV da Rede Brasil, em HD;

“Monstro Invisível” - Videoclip de O Rappa, em HD; E “O Som e o Resto” Curta-metragem seleção oficial Cannes/Cinefoundation 2008, em DV.


LEONARDO de BARROS -

Fotógrafo Publicitário especialista em fotografia, artes gráficas e multimídia, trabalha com propaganda desde 1994 com técnicas aplicadas na prestação de serviços de comunicação, estudos e projetos em Cultura, Esporte e Turismo.

Formado na Sociedade Propagadora de Belas Artes em Publicidade e MBA na ESPM. Pesquisador em Arquivologia e Turismo na UNIRIO e UFRRJ, respectivamente.




Realização
BANANA MUCAMA

t.55+21+22253979 | 67406364


Planejamento & Comunicação

IncommunI | LeoFotoARTe

Entre em contato | leofotoarte
t.55.21.35631001 | 21.99831126


Planejamento Estratégico de Marketing Cultural
© copyright 2012 BANANA MUCAMA | EcommZ

Be updated

ATUALIZAÇÕES

Acompanhe aqui a evolução e os desdobramentos deste filme.

Informações novas no blog de nosso trabalho. Estamos num momento crucial da vida deste trabalho. Somos poucos e limitados mas quando unidos podemos seguir adiante. De forma independente conseguimos alguns feitos e contamos uma história. Talvez essa história deva continuar... Penso que possa influenciar mais pessoas, e evoluir a nossa própria, fazendo parte de um movimento importante neste grupo de guerreiros sonhadores. Se eu e você não acreditarmos nisso, quem acreditará por nós?

www.maosfeitasdefe.blogspot.com/updated


patrocinadores apoio parceria

NOSSO RELEASE FOI ATUALIZADO E ESTÁ BILINGUE.

ACESSE AQUI FORMATO PDF

Ou d'un océan sépare un rêve. BRASIL<->BENIN.JAH BLESSING.I-THREE. Leo Barros

Amigos, estamos de volta e com muitas histórias para contar. Acessem este blog sempre e confiram em breve todo material produzido ao longo desta jornada, com desdobramentos culturais inimagináveis. Aguardem!


"De Mãos Dadas com os Prazeres" DIA 5 FEVEREIRO DE 2012 No campo RockBola MTV NoAlto dos Prazeres. Confirmação de compra dos convites até dia 1 de Fevereiro, Primeiro Domingo de Fevereiro.

Samba, Futebol e Feijoada ou Churrasco no alto do morro.
UnidadePacificadoraCultural Contatos para mais informações com os realizadores:

bananamucama@yahoo.com.br luocuban@gmail.com t.55+21+22253979

PRESS RELEASE & COMUNICAÇÃO www.ecommz.com | LeoFotoARTe t.55+21+99831126


Algumas pessoas especiais estão realmente engajadas com o nosso trabalho. E ficamos emocionados com algumas mensagens de carinho. Abaixo reproduzimos a mensagem da minha grande companheira de sonhos e de vida - Alessandra Vitória: No dia em que celebramos a memória e o legado de Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos, com reverberações por todo o mundo, é mais que oportuno recomendar o documentário Mãos Feitas de Fé, selecionado para representar o Brasil no festival Africa Unite Camp em fevereiro de 2012 no Benin, Africa.O doc é um olhar único sobre a profunda majestade da cultura afro-brasileira, que ... Sustenta e enriquece o nosso calejado DNA cultural. Usando a simbologia das mãos como instrumento de resistência cultural e religiosa, o filme foi escrito e dirigido, com extrema sensibilidade, pela minha querida e multi-talentosa amiga Luciana Nabuco. Vale a pena visitar o site, assistir ao trailer, e ajudar esse belo e relevante documentário alçar vôo, repassando o linque para os seus amigos. Obrigada e muito Axé!!!

LEIA MAIS +


COMPARTILHE DIVULGUE APOIE

28 de agosto de 2012

Documentario Maos Feitas de Fe

 

MÃOS FEITAS DE FÉ

 

APRESENTAÇÃO


O documentário Mãos Feitas de Fé trata da importância da mão como veículo principal de resistência cultural e religiosa entre os povos afro-descendentes no Brasil.

FICHA TÉCNICA

DOCMFF - MÃOS FEITAS DE FÉ - RJ - BRASIL

Documentário Brasileiro.
Duração 26 minutos.
Formato HD 720 16:9
MPEG-1/2
PAL-M
ESTÉREO

Apresentação Oficial na mostra Africa Unite Camp, Benin 2012.
Em parceria com a Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Apoio Governo Federal do Brasil - Secretaria de Fomento e Incentivo a Cultura FNC

Roteiro & Direção: LUCIANA NABUCO

Direção de Fotografia: BRUNO DIEL & LEONARDO de BARROS

Fotografia Still: LEO BARROS | LEOFOTOARTE

Montagem: BÁRBARA MORAIS

Pesquisa Musical: PATRÍCIA MEGALE

Desenho sonoro: RICARDO MANSUR

Produção Executiva:  BANANA MUCAMA

Pesquisa e Planejamento: ANGELA MARTINS

Produção Cultural: ECOMMZ ESPERTA COMMUNICATION

Classificação indicativa: 12 anos

Elenco: MARTHA B. S. FERREIRA


SINOPSE

Durante os preparativos das festas religiosas de "Olubajé' e "Iabás", os integrantes da Casa Ilê Alá,  comunidade tradicional de matriz africana localizada em São João do Meriti, Rio de Janeiro, mostram seu cotidiano e a relação com a fé pelo viés das mãos.Uma História de Resistência Através Das Mãos.

ARGUMENTO


O Brasil foi construído pelas mãos dos escravos negros. Múltiplas nações vindas em navios tumbeiros, povos esfacelados que se reconstruíram no Novo Mundo através do culto aos ancestrais. A cultura é um meio de não perder a identidade, o elo com o país de origem, o umbigo enterrado. A cultura é a forma de o homem reconhecer e expandir os seus parâmetros. Preservar a própria cultura é não se deixar escravizar. O terreiro de hoje é a senzala do ancestral. O candomblé surge na escuridão das senzalas  de onde a luz vinda do coração iluminou com esperança a alma do homem escravizado. O filme fala dessa fé. Ter fé é confiar além do que nossos olhos percebem. Essa é a gênese do documentário "Mãos Feitas de Fé".


A proposta fílmica do documentário MFF é dividir o olhar subjetivo da câmera no cotidiano de uma casa de Candomblé. Partilhar de forma simples o espaço religioso. Ouvir e mostrar com suavidade.
A câmera contempla e se introduz em um dia de preparação de uma festividade.

No Brasil, as múltiplas etnias africanas se unificaram através do culto aos ancestrais.

Como seus descendentes enxergam esse culto hoje em dia? De que forma estes de hoje percebem a trajetória daqueles que vieram das senzalas?
Quais são as mãos que tocam o atabaque e preparam a comida para o Orixá?

O objetivo do documentário “Mãos Feitas de Fé” é contar uma história de resistência através das mãos negras, dos seus descendentes.
O documentário “Mãos Feitas de Fé” é filmado no terreiro “Instituição Holística Casa de Oxalá e Oxum – Ilê Alá”, localizado em São João de Meriti, Rio de Janeiro.
Essa casa é uma comunidade tradicional de preservação da memória afro-brasileira (Decreto lei 6.040/2007).
É um casa de matriz africana de origem Keto e descendente direta da primeira casa de Candomblé do Brasil, o Axé “Casa Branca do Engenho Velho” de Salvador, Bahia.
Foi fundado pelo esforço e amor de 3 mulheres negras:

Dona Ivone de Xangô
Marcinha de Oxum
Mãe Marta de Oxaguiã

Mãe Marta é a atual Ialorixá da casa. O terreiro Ilê Alá tem o objetivo de preservar
os ensinamentos, a cultura e a religiosidade afro-brasileira.
O candomblé é uma instituição que preserva a hierarquia, preserva e valoriza
o saber ancestral através dos mais velhos, os “Abás”.

! -- FR -- !

Mains Pleines De Foi

 

Les esclaves ont été les mains et les pieds des maîtres
André João Antonil

Réalisation de
Luciana Nabuco

Directeur de la Photographie
Bruno Diel & Leonardo de Barros

Son
Thiago Sobral

Photographe de Plateau
Leonardo de Barros

Deuxième Caméra
Cláudio Brandão

Montage
Bárbara Morais

Desenho sonoro
Ricardo Mansur

Assistant Réalisateur
Ângela Martins

Consultation Musique
Patrícia Megale

Production
Banana Mucama

key words
Mains Pleines De Foi afro religion Brésil documentaire

(DIREÇÃO)

Réalisation : Luciana Nabuco

(SINOPSE)

Sujet : L'importance de la main comme le principal véhicule de la résistance religieuse et culturelle parmi la population d'origine africaine au Brésil.

(ARGUMENTO)

Le Brésil a été construit par les mains des esclaves noirs. Des hommes et des femmes qui sont venus  dans les " tumbeiros ", les navires négriers. Ces esclaves ont reconstruit le Nouveau Monde à travers le culte des ancêtres.
La culture est un moyen de ne pas perdre notre identité, le lien avec le pays d'origine, notre racine.
Hommes et femmes ont façonné la terre avec leurs mains.
Des mains qui se sont sacrifiées et données. Mains infatigables. Mains généreuses. Mains qui louent la foi dans la nature.
C'est la genèse du documentaire.
Raconter une histoire de résistance à travers ces mains. Les descendants de ces mains.

Une histoire de foi.
Une histoire d'amour.
Une histoire de fusion culturelle.
Les groupes ethniques multiples étaient unis par la langue de la nature, le culte des ancêtres.
A l'intérieur des senzalas, un nouveau lieu de culte est né.
Le candomblé, religion afro-brésilienne, est né dans l'obscurité des senzalas, où la lumière du cœur illumine l'âme de l'homme.
Le premier cri de résistance venant de la main soumise à la douleur.
Le Candomblé a des liens forts avec la nature.
Lorsque l'homme comprend les cycles de la nature, il revient à son essence originelle.
L'homme est libre lors du partage.
La main qui partage est pleine de foi et amour.
 
Le documentaire «Mains Pleines de Foi" est filmé dans le "Centre holistique Maison de Oshun - Ile Alá» situé à Sao Joao de Meriti, Rio de Janeiro.
Cette maison est une communauté traditionnelle de préservation de la mémoire afro-brésilienne.
C'est une maison d'origine africaine Kétou descendant de la« Casa Branca » de Salvador, Bahia, (ville du sud-est du Bénin, Kétou est une ville majoritairement Yoruba (ou Nagot), bien que les communautés Fon, Mahi et Holli y soient fortement représentées. La ville est également le siège d’un très ancien royaume Yoruba, retraçant ses origines directement au berceau du peuple Yoruba, à Ile-Ife.
Maison fondée par l'effort et l'amour de trois femmes noires:
 
Dona Ivone de Xangô
Marcinha de Oxum
Mãe Martha de Oxaguiã.
 

(LAÇOS CULTURAIS)

Mère Martha est la Ialorixá actuelle de la maison.
La Maison vise à préserver les enseignements, la culture et la religion afro-brésilienne.
Le candomblé est une institution qui préserve la hiérarchie - protège et renforce les connaissances ancestrales par les ainés.

(AFRICA UNITE CAMP)

Le documentaire “Mains Pleines de Foi” est le représentant du Brésil au Festival Africa Unite Camp qui se tiendra au Bénin en février.



© 2012 copyright all rights reserved BANANA MUCAMA® | EcommZ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo pois acreditamos que aprendemos mais através do debate franco e direto.

Compartilhe, doe e divulgue esse trabalho! Keep believing in humanity. Donate and strengthen our actions!

Patrocinadores

OBRIGADO!
Gostaríamos de agradecer todo apoio e incentivo oferecido ao nosso filme. O documentário foi exibido pela primeira vez na África no Festival Africa Unite Camp 2012 no Benin. Graças ao investimento de empresas e pessoas que acreditam na cultura brasileira como agente de transformação positiva na sociedade. Continuaremos em 2013 graças a união de todos vocês.

brasil

benin

africa unite
Africa Unite!

INTERCÂMBIO CULTURAL

patrocinadores apoio parceria
NOSSO RELEASE FOI ATUALIZADO E ESTÁ BILINGUE
ACESSE AQUI FORMATO PDF

Africa Unite Camp 2013

facebook AUC

Traduzir

translate this weblog